A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) em qualquer artéria do corpo. É o acumulo de gordura nas paredes das artérias causando rigidez e obstrução progressiva do vaso sanguíneo que vai levando gradativamente a uma diminuição na passagem do sangue por este vaso.
Nos quadros iniciais , a DAOP , não apresenta sintomas. Porém, a medida em que a doença evolui, podem surgir dores durante as caminhadas e em casos mais avançados existe o risco de amputações.
Esse quadro também é um sinal de que pode haver algo errado em outros vasos do corpo. Indivíduos com a doença arterial periférica (DAOP) correm um risco 60% maior de ter obstruções nas artérias que irrigam o coração e o cérebro. Ou seja, o perigo de infarto e AVC dispara.
Veja alguns sintomas:
– Fisgadas na perna, especialmente na panturrilha.
– Sensação de fadiga nas pernas.
– Claudicação intermitente (sensação de cãibra ao caminhar ou se exercitar), com melhora ao parar de mexer as pernas.
– Perda de pelos nas pernas e unhas dos pés enfraquecidas.
– Coloração mais esbranquiçada dos membros inferiores.
– Infecções constantes nos pés.
Para evitar o surgimento da doença, são recomendadas mudanças no estilo de vida, que incluem: parar de fumar, exercitar-se regularmente, manter um peso saudável, evitar gordura saturada, manter os níveis de colesterol e glicemia normais e controlar a pressão arterial.
Visitas regulares ao médico são indispensáveis.
Agende sua consulta e tire todas as dúvidas, 61 3340-8585.
#doençaarterialperferica #pernas #saúdevascular #drviniciuspena #procor #procorcardiologia